VICIADOS EM CORRIDA: Saúde intestinal e performance física

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Saúde intestinal e performance física

por Vanessa Mayer


“Mas nutri, meu intestino funciona bem, vou ao banheiro normalmente, por que preciso usar isto?“. Que os exercícios físicos são benéficos para a saúde, todo mundo já sabe, eles ajudam a reduzir/manter o peso corporal, melhoram a circulação e a saúde cardiovascular, diminuem o estresse, etc. Eles inclusive ajudam na regulação da função intestinal, porém, os exercícios de endurance, como corridas longas e ciclismo, e de alta intensidade, como treinos de tiro e crossfit, também podem gerar lesões em algumas estruturas do nosso corpo.


runner-with-side-stitch-by-bean 

A prática constante das atividades físicas pode levar à alterações de permeabilidade intestinal, gerando uma ruptura na parede do intestino, diminuindo sua proteção, já que, com essa ruptura, a entrada de parasitas e antígenos fica muito mais fácil, iniciando um estado de inflamação que poderá desencadear inúmeras alterações sistêmicas como diarreia, cólicas, constipação e até inflamações nas articulações e músculos.

gut-he-an-e 

Dessa forma, vê-se porque é tão importante cuidar da saúde intestinal com a inclusão de legumes, verduras, frutas, aveia, biomassa de banana verde, probióticos, prebióticos e glutamina.

gut 

Nosso intestino é um grande utilizador de glutamina, e, por isso, sua suplementação, assim como o uso de probióticos, se torna importante em alguns períodos, para que haja prevenção e correção de possíveis danos intestinais gerados pele estresse natural do exercício. Se a saúde intestinal está em dia, então há uma melhor e maior absorção/utilização de nutrientes.


GOSTOU DESTA POSTAGEM, QUER RECEBER AS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO? ENTÃO CADASTRE SEU E-MAIL LOGO ABAIXO:

Cadastre aqui seu email:

Cortesia de FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário